. .

Seguidores

Translate

Pesquisar

Plataforma (informática), sabe o que é?



Plataforma (informática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



No contexto da informática, plataforma é o padrão de um processo operacional ou de um computador. 

É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) ou telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura.



Informática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicascomputadores. definidas como
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

Índice


Conceito da palavra    "   Informática"                      

A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática é a informação automática de dados.

Origem da palavra informática                             

Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("     Informática: processamento de informação"    ).
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
Há uma linha de pensamento que conduz o termo "   informática"    à junção dos conceitos "  informação"      e "  matemática"   .   A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.

Educação de informática                                       

Brasil                                                                       

No Brasil os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:

Portugal

Em Portugal, os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:
  • Informática
  • Engenharia informática
  • Tecnologias de design e multimedia
  • Informática de gestão
  • Informática e Gestão de Empresas
  • Informática biomédica
  • Tecnologias de informação e comunicação
  • Tecnologias da informação empresarial
  • Ciências da computação
  • Matemática e ciências da computação
  • Informática na educação
  • Tecnologias e Sistemas de Informação
  • Web Designer
  • Segurança Informática em Redes de Computadores
  • Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ver também                                                                                

Ligações externas                                                                    

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica"                                                               

avisooo
inscrever-se

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário


Mensagem do formulário de comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

pesquise aqui

Custom Search